Literatura de autoria indígena brasileira: um movimento em ascensão

Autores

  • Alex Viana Pereira Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Programa de Pós-Graduação de Letras e Artes - PPGLA. Bolsista FAPEAM.

Palavras-chave:

Contexto histórico, Literatura Indígena, Literatura pós-colonial.

Resumo


A literatura de autoria indígena encontra-se em ascensão no Brasil. Trata-se de narrativas em confluência com a tradição ameríndia e ocidental. De caráter mnemônico, representam uma coletividade de vozes com base na tradição oral e saberes ancestrais indígenas. Assim, é vista como ferramenta de luta e resistência contra a herança colonial que insiste em propagar no imaginário da sociedade visões extemporâneas sobre os originários. Diante disso, por ser um movimento incipiente, o trabalho consiste em discorrer brevemente sobre o contexto histórico da formação da literatura produzida por indígenas que a partir das décadas de 1970 e 1980 vêm se inserindo no campo literário brasileiro. Além disso, procura-se enfatizar os aspectos estéticos-literários embutidos nessa literatura emergente que é considerada pós-colonial e busca a manutenção e sobrevivência das culturas étnicas no Brasil.

Biografia do Autor

Alex Viana Pereira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Programa de Pós-Graduação de Letras e Artes - PPGLA. Bolsista FAPEAM.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Bolsista FAPEAM. E-mail: avp.mla20@uea.edu.br

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

PEREIRA, A. V. Literatura de autoria indígena brasileira: um movimento em ascensão. Línguas & Letras, [S. l.], v. 22, n. 52, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/26999. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ PARTE II - Abordagens críticas (pós) decoloniais na literatura, no ensino e na cultura