A leitura da e na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220027
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Palavras-chave:

Leitura, BNCC, Novo Ensino Médio

Resumo

Neste estudo visamos discutir acerca dos norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a leitura, mais especificamente no EM, contudo, não nos furtaremos de atentar para como a leitura é abordada pelo documento em outros níveis, haja vista que concebemos essa prática como constructo em processo contínuo ao longo da escolarização dos sujeitos. Ao longo mesmo da vida dos sujeitos. Para tanto, entendemos ser necessário discorrer, antes, acerca das condições históricas de emergência da BNCC. Isto porque, no campo teórico ao qual nos filiamos, o da Análise do Discurso de vertente francesa, os fatos e acontecimentos não são meros resultados da soma dos eventos de uma determinada temporalidade, mas produto do permanente e tenso jogo da luta de classes, o qual põe em causa o sentido que se dá à narratividade da história. Em face disso, preferimos falar, mesmo, em historicidade. Nas palavras de Orlandi (1996, p. 55), “não se trata de trabalhar a historicidade (refletida) no texto, mas a historicidade do texto, isto é, trata-se de compreender como a matéria textual produz sentidos. Ora, o processo de proposição/estabelecimento da BNCC foi pleno de dissensos, de controvérsias; assim, não se pode falar em uma exterioridade fixa que sobre ela produziu determinações, mas em jogos de forças que disputaram sentidos a partir de diferentes vertentes ideológicas. Assim, nosso trabalho, enquanto analistas de discursos, é reconstituir os processos que compõem as tramas dessa discursividade, com vistas à compreensão dos sentidos sobre leitura que se encontram presentes na BNCC ora em vigência.

Biografia do Autor

Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Departamento de Literatura e Linguística - UFPR

Possui graduação em Letras- Português pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de concentração Teorias do Texto e do Discurso (2004). Tem sólida experiência como docente da Educação Básica e atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná, onde atua na graduação e na pós-graduação. Áreas de estudos e de atuação: texto, discurso, ensino de língua portuguesa e formação de professores. Foi coordenadora de Projeto de Língua Portuguesa do PIBID-CAPES de 2011 a 2017 Realizou, no 1/2015, estágio pós-doutoral na área de Estudos do Discurso, na UFRGS e no 2/15, na área de Filosofia da Linguagem, na Université Paris 8, com projeto de estudos aprovado pelo Edital Estágio-Sênior da CAPES. Em 2018 e 2019 atuou como avaliadora no PNLD- Literário.

Cidarley Grecco Fernandes Coelho, Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp

Doutoranda e Mestra em Linguística pela Unicamp, atuando nas áreas de Análise de Discurso, Leitura, Educação e Tecnologia. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens da Comunicação e da Arte, pela PUC-PR e especialização em História, Arte e Cultura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de ensino, atuou no Colégio Estadual do Paraná, para o Ensino Médio, no qual também coordenou uma equipe multidisciplinar responsável pela aplicação das Leis 10.639/03 e 9.394/96. Lecionou Metodologia da Pesquisa, Leitura e produção de textos no curso de especialização em História e Geografia do Paraná. Além disso é colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB.

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

DOS SANTOS RASIA, G. de L.; GRECCO FERNANDES COELHO, C. A leitura da e na BNCC. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220027. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/27591. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)