A Hora e a Vez das Linguagens na BNCC: Literatura, Quo Vadis?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220031
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Palavras-chave:

Literatura. Linguagens na BNCC. Educação Básica.

Resumo

Neste artigo, objetivamos, de forma geral, analisar o espaço da Literatura no contexto da BNCC, no Ensino Médio. Para isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória quanto aos objetivos e, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental (PRODANOV; FREITAS, 2013; FONSECA, 2002; GIL, 2018). Para a fundamental teórica, utilizamos, entre outros, Silva (2007), Eco (2011) e Todorov (2009, assim como a BNCC (2018), a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Conforme a nossa análise, compreendemos que, embora seja possível estudar a Literatura como uma subárea dentro das Linguagens, isso não é o suficiente, tendo em vista que apenas uma competência de Língua Portuguesa não consegue, a nosso ver, abarcar a abrangência e as especificadas que ela tem na Educação Básica.

 

 

Biografia do Autor

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Linguística (2019) pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Graduado em Letras/Inglês (2010) pela UFPI. Atualmente, é Professor Adjunto I da UFPI, Diretor Pro Tempore do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos; Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês; e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGEL), da UFPI; e em Formação de Professores (PPGFP), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Cristiane Feitosa Pinheiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

 

Possui Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (1994), Bacharelado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Piauí (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade federal do Piauí (2017). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí, na área dos Estudos Literários, no Curso de Letras no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Pesquisadora na área da História da Educação e Estudos Literários.

Referências

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

NASCIMENTO, J. F. do; PINHEIRO, C. F. A Hora e a Vez das Linguagens na BNCC: Literatura, Quo Vadis?. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220031. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/27810. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)