A Hora e a Vez das Linguagens na BNCC: Literatura, Quo Vadis?
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220031Palavras-chave:
Literatura. Linguagens na BNCC. Educação Básica.Resumo
Neste artigo, objetivamos, de forma geral, analisar o espaço da Literatura no contexto da BNCC, no Ensino Médio. Para isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória quanto aos objetivos e, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental (PRODANOV; FREITAS, 2013; FONSECA, 2002; GIL, 2018). Para a fundamental teórica, utilizamos, entre outros, Silva (2007), Eco (2011) e Todorov (2009, assim como a BNCC (2018), a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Conforme a nossa análise, compreendemos que, embora seja possível estudar a Literatura como uma subárea dentro das Linguagens, isso não é o suficiente, tendo em vista que apenas uma competência de Língua Portuguesa não consegue, a nosso ver, abarcar a abrangência e as especificadas que ela tem na Educação Básica.
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