Gênero Multissemiótico Fanzine, Modelização e Proposta de Intervenção Didática
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220034Palavras-chave:
Interacionismo Sociodiscursivo, Atividade Orientadora de Ensino, Gênero Multissemiótico Fanzine.Resumo
As metodologias didáticas ativas, na prática de ensino, muitas vezes pouco convencionais, são recorrentes no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, o trabalho com fanzines, na escola, pode ser uma proposta didática útil ao planejamento de atividades que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, assim como de capacidades de linguagem, na produção textual dos alunos. Pela abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), trabalhar com o ensino de gêneros textuais exige a realização da transposição didática. Assim, neste trabalho, da área da Linguística Aplicada, apresentamos a modelização teórico-didática do gênero textual/discursivo multimodal fanzine, objetivando o reconhecimento das dimensões ensináveis desse gênero. Na segunda etapa, relatamos uma experiência sobre uma oficina de produção de fanzines, desenvolvida sob a abordagem teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Da mesma forma, descrevemos as etapas que perpassaram pelo planejamento, realização da experiência e as ações para a produção do gênero. Essa experiência aconteceu durante um evento cultural anual, numa escola pública, do interior paulista, com alunos das três séries do Ensino Médio. Podemos dizer que a proposta de intervenção didática, complementando as teorias do ISD e da AOE, utilizando-se do gênero textual fanzine, como instrumento de ensino e aprendizagem é uma possibilidade a ser contemplada tanto no planejamento de aulas de ensino de Língua Portuguesa, quanto de atividades escolares que visem à promoção de diferentes habilidades e competências.
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