Fato ou fake: textualidades digitais de (des)informação nas práticas de ensino de leitura e de escrita na educação básica

Autores

  • Valdir Silva UNEMAT
  • Juliane Fernanda Rodrigues Gusmão

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220028

Resumo

A sociedade atual vive um momento em que o acesso e a difusão de informações ocorrem de maneira vertiginosa, permitindo qua a sociedade, de maneira geral, tenha acesso às mais variadas informações por meio dos espaços digitais de interação e de comunicação social, em particular, nas redes sócias. Muitas dessas informações são fatos, porém, uma outra parte é de desinformação, fake news, como são popularmente conhecidas. São desinformações que circulam na forma de textos escritos, vídeos, áudios, imagens e fazem parte das práticas sociais da linguagem da sociedade contemporânea.  Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo criar as condições de práticas de ensino de leitura e de escrita sobre fake news relacionadas à vacina contra o HPV, visando a contribuir com a formação de um aluno crítico e reflexivo e com competências e habilidades linguísticas que ressignificasse e atualizasse sua posição de leitor e de autor, independemente do contexto de atuação (online, offline ou híbrido). Trata-se de uma pesquisa de intervenção com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cuiabá-MT. Toda a discussão teórica, metodológica e analises dos dados foram norteadas pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, por entendermos que as práticas de ensino de leitura e escrita e a proposta de intervenção pedagógica se configuram em um processo dinâmico, complexo e adaptativo. Os resultados apontaram que o trabalho criativo e inovador realizado pela professora, com a participação e colaboração dos alunos, criaram as condições para a emergência de novos conhecimentos linguísticos para pensar, falar, ler e escrever na sociedade atual e nesses gestos, combater a proliferação de fake news.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

SILVA, V.; FERNANDA RODRIGUES GUSMÃO, J. . Fato ou fake: textualidades digitais de (des)informação nas práticas de ensino de leitura e de escrita na educação básica. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220028. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/28243. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)