Fato ou fake: textualidades digitais de (des)informação nas práticas de ensino de leitura e de escrita na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220028Resumo
A sociedade atual vive um momento em que o acesso e a difusão de informações ocorrem de maneira vertiginosa, permitindo qua a sociedade, de maneira geral, tenha acesso às mais variadas informações por meio dos espaços digitais de interação e de comunicação social, em particular, nas redes sócias. Muitas dessas informações são fatos, porém, uma outra parte é de desinformação, fake news, como são popularmente conhecidas. São desinformações que circulam na forma de textos escritos, vídeos, áudios, imagens e fazem parte das práticas sociais da linguagem da sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo criar as condições de práticas de ensino de leitura e de escrita sobre fake news relacionadas à vacina contra o HPV, visando a contribuir com a formação de um aluno crítico e reflexivo e com competências e habilidades linguísticas que ressignificasse e atualizasse sua posição de leitor e de autor, independemente do contexto de atuação (online, offline ou híbrido). Trata-se de uma pesquisa de intervenção com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cuiabá-MT. Toda a discussão teórica, metodológica e analises dos dados foram norteadas pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, por entendermos que as práticas de ensino de leitura e escrita e a proposta de intervenção pedagógica se configuram em um processo dinâmico, complexo e adaptativo. Os resultados apontaram que o trabalho criativo e inovador realizado pela professora, com a participação e colaboração dos alunos, criaram as condições para a emergência de novos conhecimentos linguísticos para pensar, falar, ler e escrever na sociedade atual e nesses gestos, combater a proliferação de fake news.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.