Tecnologias digitais e práticas de linguagens:

para pensar a BNCC do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220032

Resumo

Este artigo põe em relevo diálogos entre educação e tecnologias, a partir do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (EM), considerando que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) têm alterado os modos de interação, de usos da linguagem e das práticas comunicativas e de ensino. Nesse sentido, propomos estabelecer: 1) o diálogo entre educação e tecnologias; e 2) as relações dialógicas entre as tecnologias digitais, ensino de Língua Portuguesa e a BNCC do Ensino Médio. Temos, pois, por objetivo refletir sobre a relação entre tecnologias e educação, analisando como a BNCC do Ensino Médio aborda as tecnologias digitais no que diz na área de Linguagens e suas tecnologias, em específico, de Língua Portuguesa. Para tanto, pautamo-nos nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, nos estudos sobre cultura digital de Kensky (2007) e em pesquisas de Coscarelli e Ribeiro (2021). Diante disso, os resultados apontam que a BNCC, ao trazer para o centro o mundo da cultura digital, o faz em uma perspectiva de aprendizagem construtiva, discursiva e dialógica e, ao dedicar cinco das dez das competências à cultura digital, permite-nos lê as tecnologias digitais enquanto práticas contemporâneas de linguagens e estabelecer interações discursivas nos mais diversos usos da linguagem, o que aponta para a concepção de que a Base assume uma natureza que se volta ao efeito discursivo do ato de ensinar e do ato de aprender.

 

PALAVRAS-CHAVE: BNCC. Tecnologias digitais. Competência. Práticas de linguagem

Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier , Universidade Fedral da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB); Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG); Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagem, Interação, Comunicação e Cultura (GELInCC/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/CNPq/UFPB); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formação de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais; leitura, escrita e análise linguística; tecnologias digitais na educação; análises dialógico-discursivas de gêneros jornalísticos e midiáticos; práticas educomunicativas; e redes sociais digitais.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, M. D.; MORAIS XAVIER , M. . Tecnologias digitais e práticas de linguagens:: para pensar a BNCC do Ensino Médio. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220032. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/28539. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS (BNCC – ENSINO MÉDIO)