Tecnologias digitais e práticas de linguagens:
para pensar a BNCC do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220032Resumo
Este artigo põe em relevo diálogos entre educação e tecnologias, a partir do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (EM), considerando que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) têm alterado os modos de interação, de usos da linguagem e das práticas comunicativas e de ensino. Nesse sentido, propomos estabelecer: 1) o diálogo entre educação e tecnologias; e 2) as relações dialógicas entre as tecnologias digitais, ensino de Língua Portuguesa e a BNCC do Ensino Médio. Temos, pois, por objetivo refletir sobre a relação entre tecnologias e educação, analisando como a BNCC do Ensino Médio aborda as tecnologias digitais no que diz na área de Linguagens e suas tecnologias, em específico, de Língua Portuguesa. Para tanto, pautamo-nos nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, nos estudos sobre cultura digital de Kensky (2007) e em pesquisas de Coscarelli e Ribeiro (2021). Diante disso, os resultados apontam que a BNCC, ao trazer para o centro o mundo da cultura digital, o faz em uma perspectiva de aprendizagem construtiva, discursiva e dialógica e, ao dedicar cinco das dez das competências à cultura digital, permite-nos lê as tecnologias digitais enquanto práticas contemporâneas de linguagens e estabelecer interações discursivas nos mais diversos usos da linguagem, o que aponta para a concepção de que a Base assume uma natureza que se volta ao efeito discursivo do ato de ensinar e do ato de aprender.
PALAVRAS-CHAVE: BNCC. Tecnologias digitais. Competência. Práticas de linguagem
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