Professor-curador: um novo perfil docente?
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como licenciandos(as) de um curso Letras Português, em formação inicial em uma universidade federal tecnológica, produziam sentidos a respeito do professor como curador. A metodologia consistiu numa abordagem qualitativa e interpretativista, caracterizada como pesquisa participante. Tomou-se como ancoragem teórica a Análise Dialógica de Discurso (ADD), dos estudos de Bakhtin e o Círculo (BAKHTIN, 2015[1975], 2018[1963], 2016[1979], 2018[1975]; VOLÓCHINOV, 2018[1929], 2019[1930]), e estudos sobre curadoria (DESCHAINE; SHARMA, 2015; ARAÚJO, 2019). Os resultados apontam que os licenciandos consideram o professor contemporâneo como um curador, cujas características são: a) profissional que organiza informações, principalmente as dispostas em ambientes digitais; b) profissional que amplia os saberes, mas o seu perfil e a sua atuação são moldados de acordo com a modalidade de ensino em que atua; c) profissional cuja atuação é marcada/condicionada pelas condições concretas do trabalho docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.