Dispositivo Binário de Gênero e o discurso sobre as pessoas trans nas tiras de Muriel Total: a contradição e a resistência
Resumo
Este texto é resultado de parte de nossa tese, cujo tema versou sobre o sujeito trans e os sentidos que são mobilizados em relação a ele, com base na análise das tiras de Muriel Total, série da cartunista trans, Laerte Coutinho. Consideramos, para a análise neste artigo, seis tiras da série, que iniciou sendo veiculada no Caderno de Informática da Folha de São Paulo, mas terminou sendo apresentada em seu próprio blog, Muriel total, que hoje não está mais disponível na internet. As tiras de Muriel mobilizam sentidos que falam desse sujeito, o trans, com variadas perspectivas, de forma que, para este artigo, consideramos tiras que versassem sobre a constituição do sujeito trans como aquele que se adequa ao Dispositivo Binário de Gênero, ao fazer a transição, mas, em contrapartida, resiste ao mesmo discurso de tal Dispositivo, quando se recusa a fazer modificações de ordem corporal para efetivar sua performance de gênero. Nesse sentido, percebemos, aí, uma contradição em relação a esse sujeito, o que seria, todavia, parte de sua constituição como sujeito trans. Para tal, baseamo-nos em Foucault, Lanz, Bento, Pêcheux, Orlandi, entre outros, visto que o discurso a respeito do sujeito trans está sendo analisado sob a visão do discurso de orientação francesa, doravante AD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.