HISTÓRIA, MEMÓRIA E ATUALIDADE: ECOS SOBRE O CORPO DA MULHER NO ESPORTE
Resumo
Este estudo foi realizado a partir da dissertação de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras. O objetivo foi delimitar o modo como a teoria materialista do discurso, fundada por Michel Pêcheux, apreende o conceito de memória. O conceito sobre memória é muito amplo e há diferentes linhas teóricas para abordar o tema, fazendo com que, muitas vezes, ele confunda-se com o conceito de história, pois tanto a história como a memória possuem a mesma matéria prima: o passado. Para a Análise de Discurso pecheutiana, a memória, concebida como aquilo que fala sempre antes em algum lugar, é um conceito central no trabalho do analista, uma vez que trata de dizeres que emergem a partir de condições de produção específicas, nas quais o sentido pode manter-se, atualizar-se ou ser esquecido. Para efeito de exemplificação, realizou-se um gesto analítico a partir de uma notícia do Site Exame que discursiviza sobre o uniforme da seleção norueguesa de handebol durante o campeonato europeu de 2021, a fim de verificar quais memórias ressoam sobre a mulher e seu corpo no discurso jornalístico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.