OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O PASSADO EM VIGILIA DEL ALMIRANTE (1992), DE AUGUSTO ROA BASTOS
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i13.324Resumo
O romance histórico, como texto híbrido, possibilita a confluência da história, ficção e memória na busca da revisão do passado. Uma revisão crítica do descobrimento da América, sob a perspectiva do colonizado, é o objetivo maior ao qual se propõe o romancista paraguaio Augusto Roa Bastos ao longo da sua obra Vigilia del Almirante (1992), que aqui abordaremos. Tal revisão se dá, entre outros meios, na medida em que o autor busca contrapor a hegemonia da cultura letrada, introduzida pelo Almirante, à cultura oral dos povos autóctones. Olhares dialéticos permitem ao romancista registrar outras “verdades” além daquelas consagradas pela história oficial.Downloads
Publicado
10-10-2007
Como Citar
FLECK, G. F. OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O PASSADO EM VIGILIA DEL ALMIRANTE (1992), DE AUGUSTO ROA BASTOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 97–111, 2007. DOI: 10.5935/rl&l.v7i13.324. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/324. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Linguagem, Literatura e Pensamento Dialético
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.