O OUTRO DIASPÓRICO EM DOIS EPISÓDIOS DE SMALL ISLAND (2004), DE ANDREA LEVY
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i13.326Resumo
Analisam-se dois episódios do romance Small Island, de Andrea Levy, publicado em 2004, em que o sujeito colonial e diaspórico encontra-se com o colonizador que o outremiza através da objetificação decorrente de estereótipos de “raça”. Utilizando as teorias proposta por Bhabha, Ashcroft e Spivak, afirma-se que o binarismo hierárquico e a diferença constroem métodos pelos quais o colonizador exclui o sujeito colonial ou dele se serve para fins alheios ao sistema sujeito-sujeito. O revide, especialmente a dissimulação e o silêncio, do sujeito colonial tornam-se instrumentos para a subjetificação do colonizado.Downloads
Publicado
10-10-2007
Como Citar
MOLINARI, S.; SOUZA, M. A. S.; BONNICI, T. O OUTRO DIASPÓRICO EM DOIS EPISÓDIOS DE SMALL ISLAND (2004), DE ANDREA LEVY. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 163–178, 2007. DOI: 10.5935/rl&l.v7i13.326. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/326. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.