COMPREENSÃO DE METÁFORAS RELACIONADAS À FIGURA DO CAVALO NA CULTURA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i20.3403Palavras-chave:
Compreensão de metáforas, Linguagem, Cultura.Resumo
Este artigo tem por objetivo geral descrever um estudo que investiga a compreensão de metáforas conceituais e expressões linguísticas relacionadas à cultura gaúcha por crianças e adultos do interior e da capital do Rio Grande do Sul. A partir desse objetivo geral, surgem dois objetivos específicos, são eles: verificar a influência da variável “local de moradia” (interior versus capital) na compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha e investigar o papel desempenhado pela variável “idade” (crianças versus adultos) na compreensão das metáforas conceituais investigadas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de compreensão dessas metáforas, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceituais (LAKOFF e JOHNSON, 1980). No que se refere à noção de cultura, foram adotadas para a presente pesquisa as ideias defendidas por Geertz (1989) e Strauss e Quinn (1997). As análises dos dados obtidos mostraram que tanto a “idade” quanto o “local de moradia” dos participantes tiveram uma influência significativa na compreensão das metáforas estudadas. Os resultados encontrados se alinham à proposta de Kövecses (2005) sobre variação em metáfora. Como aponta o autor, as dimensões regional e desenvolvimental apresentam diferenças na compreensão de metáforas envolvendo aspectos culturais.Downloads
Publicado
20-08-2010
Como Citar
GIL, M. M.; SIQUEIRA, M. S. G. COMPREENSÃO DE METÁFORAS RELACIONADAS À FIGURA DO CAVALO NA CULTURA GAÚCHA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 20, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i20.3403. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3403. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Língua e Cultura na América Latina
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