A Urgência de 1968 nos Estilhaços Estéticos da I Feira Paulita de Opinião: Espaço de Criação Coletiva e de Desobediência Estética e Civil
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar, a partir de um recorte ilustrativo, a tese intitulada A urgência de 1968 nos estilhaços estéticos da I Feira Paulista de Opinião: espaço de criação coletiva e de desobediência estética e civil. Divulgar uma produção acadêmica que explora os Estudos Literários e Teatrais de um espetáculo socialmente interessado, cuja dramaturgia só foi publicada em 2016, é um exercício resistente frente aos perigos da invisibilidade forçada de eventos articuladores no campo cultural brasileiro. A I Feira Paulista de Opinião, dirigida por Augusto Boal, e suas interlocuções manifestam-se enquanto criação coletiva produzida pelo Teatro de Arena de São Paulo em um momento de intensa censura às artes. Trata-se de um movimento de agremiação voluntária de artistas de diferentes perspectivas estéticas, os quais articulam suas obras para desobedecer aos limites cerceadores dos direitos civis e da liberdade criativa, o que se dá a partir da intersecção formal de linguagens artísticas que foram estudadas na tese tendo como base o materialismo histórico dialético. Considerando o percurso de análise empreendido, verifica-se que a diversidade de olhares existente na Feira, bem como sua proposta de ação diante da urgência do contexto, a cena e o acúmulo crítico existente no período, além de um diálogo aberto que alicerça tal projeto, precipitam uma forma artística madura e atuante que toca o chão da história, deixando nela uma marca aberta a novos estudos.
Palavras-chave: I Feira Paulista de Opinião; Augusto Boal. Teatro de Arena; Teatro brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.