Transcriação Interartística de Il Visconte Dimezzato pelo Grupo Galpão

Autores

  • Alessandra Camila Santi Guarda

Resumo

O espetáculo Partido - livre adaptação de Il visconte dimezzato (1952), de Italo Calvino foi montado no final da década de 90, sob a direção de Cacá Carvalho, com texto de Cacá Brandão. Em 1951, Italo Calvino, movido por uma insatisfação pessoal e com o mundo, inicia um projeto de escrita diferente do que havia tentado até então, isto é, o primeiro livro que veio a constituir mais tarde a trilogia I nostri antenati. Em Il visconte dimezzato, Calvino parte em uma jornada por temas contemporâneos – como a dualidade e o esvaziamento – com um tratamento nos moldes do fantástico. Il visconte dimezzato revela um olhar para temas como as memórias de guerra do escritor por meio dessa visão fantástica, além de acionar o profundo conhecimento de Calvino dos clássicos ao colocar em diálogo diversas imagens de autores como Robert Louis Stevenson e Ludovico Ariosto. Neste artigo, buscamos, então, compreender de que forma os valores do conto filosófico de Calvino encontram seu espaço ressignificados no texto teatral do Grupo Galpão, considerando as diferenças espaço-temporais, de linguagem e de formato entre as duas obras.  Dão suporte a esta leitura as produções literárias e ensaísticas de Italo Calvino entre outros autores.

Palavras-chave: Partido; Grupo Galpão; Il visconte dimezzato; Italo Calvino; transcriação interartística.

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Publicado

27-09-2024

Como Citar

SANTI GUARDA, A. C. Transcriação Interartística de Il Visconte Dimezzato pelo Grupo Galpão. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 10.5935/1981–4755.20230023, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34201. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teatro e Dramaturgia: Corpo, palavra e resistência