Transcriação Interartística de Il Visconte Dimezzato pelo Grupo Galpão
Resumo
O espetáculo Partido - livre adaptação de Il visconte dimezzato (1952), de Italo Calvino foi montado no final da década de 90, sob a direção de Cacá Carvalho, com texto de Cacá Brandão. Em 1951, Italo Calvino, movido por uma insatisfação pessoal e com o mundo, inicia um projeto de escrita diferente do que havia tentado até então, isto é, o primeiro livro que veio a constituir mais tarde a trilogia I nostri antenati. Em Il visconte dimezzato, Calvino parte em uma jornada por temas contemporâneos – como a dualidade e o esvaziamento – com um tratamento nos moldes do fantástico. Il visconte dimezzato revela um olhar para temas como as memórias de guerra do escritor por meio dessa visão fantástica, além de acionar o profundo conhecimento de Calvino dos clássicos ao colocar em diálogo diversas imagens de autores como Robert Louis Stevenson e Ludovico Ariosto. Neste artigo, buscamos, então, compreender de que forma os valores do conto filosófico de Calvino encontram seu espaço ressignificados no texto teatral do Grupo Galpão, considerando as diferenças espaço-temporais, de linguagem e de formato entre as duas obras. Dão suporte a esta leitura as produções literárias e ensaísticas de Italo Calvino entre outros autores.
Palavras-chave: Partido; Grupo Galpão; Il visconte dimezzato; Italo Calvino; transcriação interartística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.