O Teatro Infanto Juvenil e a Experiência da Alteridades na Peça O Pequeno Príncipe Preto
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da peça O pequeno príncipe preto (2018), texto e direção de Rodrigo França. Destacam-se alguns procedimentos dramatúrgicos que nos permitem reflexões em torno das relações entre teatro, dispositivos de poder e processos identitários. O pequeno príncipe Preto é uma adaptação do clássico O pequeno príncipe de Saint-Exupéry. Trata-se de um espetáculo, lúdico, colorido, com projeções, com ritmos africanos, em que os momentos de reflexão sobre brasilidade e negritudes se dão por meio jogo teatral. A percepção de que é possível, ainda que precariamente, desarmar dispositivos, está presente no trabalho de Rodrigo França, que nos propomos a analisar. O desafio é pensar na construção de repertório para o público infantojuvenil, que possibilite a experiência do sensível, a apreciação da linguagem dramática e se possível, a ampliação de visões de mundo, considerando-se a consciência da alteridade.
Palavras-chave: O Pequeno Príncipe Preto; Teatro infantojuvenil; Ressignificação narrativa; Pluralidade; Alteridade.
Este artigo apresenta uma análise da peça O pequeno príncipe preto (2018), texto e direção de Rodrigo França. Destacam-se alguns procedimentos dramatúrgicos que nos permitem reflexões em torno das relações entre teatro, dispositivos de poder e processos identitários. O pequeno príncipe Preto é uma adaptação do clássico O pequeno príncipe de Saint-Exupéry. Trata-se de um espetáculo, lúdico, colorido, com projeções, com ritmos africanos, em que os momentos de reflexão sobre brasilidade e negritudes se dão por meio jogo teatral. A percepção de que é possível, ainda que precariamente, desarmar dispositivos, está presente no trabalho de Rodrigo França, que nos propomos a analisar. O desafio é pensar na construção de repertório para o público infantojuvenil, que possibilite a experiência do sensível, a apreciação da linguagem dramática e se possível, a ampliação de visões de mundo, considerando-se a consciência da alteridade.
Palavras-chave: O Pequeno Príncipe Preto; Teatro infantojuvenil; Ressignificação narrativa; Pluralidade; Alteridade.
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