O Teatro Infanto Juvenil e a Experiência da Alteridades na Peça O Pequeno Príncipe Preto

Autores

  • Tânia C. K. Alvez Assini

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da peça O pequeno príncipe preto (2018), texto e direção de Rodrigo França. Destacam-se alguns procedimentos dramatúrgicos que nos permitem reflexões em torno das relações entre teatro, dispositivos de poder e processos identitários. O pequeno príncipe Preto é uma adaptação do clássico O pequeno príncipe de Saint-Exupéry. Trata-se de um espetáculo, lúdico, colorido, com projeções, com ritmos africanos, em que os momentos de reflexão sobre brasilidade e negritudes se dão por meio jogo teatral. A percepção de que é possível, ainda que precariamente, desarmar dispositivos, está presente no trabalho de Rodrigo França, que nos propomos a analisar. O desafio é pensar na construção de repertório para o público infantojuvenil, que possibilite a experiência do sensível, a apreciação da linguagem dramática e se possível, a ampliação de visões de mundo, considerando-se a consciência da alteridade.

Palavras-chave: O Pequeno Príncipe Preto; Teatro infantojuvenil; Ressignificação narrativa; Pluralidade; Alteridade.

Este artigo apresenta uma análise da peça O pequeno príncipe preto (2018), texto e direção de Rodrigo França. Destacam-se alguns procedimentos dramatúrgicos que nos permitem reflexões em torno das relações entre teatro, dispositivos de poder e processos identitários. O pequeno príncipe Preto é uma adaptação do clássico O pequeno príncipe de Saint-Exupéry. Trata-se de um espetáculo, lúdico, colorido, com projeções, com ritmos africanos, em que os momentos de reflexão sobre brasilidade e negritudes se dão por meio jogo teatral. A percepção de que é possível, ainda que precariamente, desarmar dispositivos, está presente no trabalho de Rodrigo França, que nos propomos a analisar. O desafio é pensar na construção de repertório para o público infantojuvenil, que possibilite a experiência do sensível, a apreciação da linguagem dramática e se possível, a ampliação de visões de mundo, considerando-se a consciência da alteridade.

Palavras-chave: O Pequeno Príncipe Preto; Teatro infantojuvenil; Ressignificação narrativa; Pluralidade; Alteridade.

Downloads

Publicado

27-09-2024

Como Citar

C. K. ALVEZ ASSINI, T. O Teatro Infanto Juvenil e a Experiência da Alteridades na Peça O Pequeno Príncipe Preto. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 10.5935/1981–4755.20230025, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34202. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teatro e Dramaturgia: Corpo, palavra e resistência