Ressonâncias Antropofágicas: Projetos Artísticos Pós-Autônomos
Resumo
Neste artigo, refletimos sobre modos de apropriação e de assimilação, por parte da crítica contemporânea latino-americana, dos princípios da Antropofagia cultural. Observamos que boa parte da ensaística literária brasileira contemporânea encontra afinidades teórico-críticas com a ensaística literária latino-americana, sobretudo, com o conceito de ‘literaturas pós-autônomas’, desenvolvido por Josefina Ludmer (2013) e de Florencia Garramuño (2014), para pensar produções artísticas e literárias fora dos cânones ocidentais, sendo possível verificar nas formulações conceituais desenvolvidas por estas autoras, um estreito diálogo com as premissas da Antropofagia cultural, que por sua vez encontra ressonâncias em produções artísticas e poéticas contemporâneas.
Palavras-chave: Antropofagia cultural; Linguagens Artísticas; Pós-Crítica; Produções contemporâneas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.