Importância da leitura no desenvolvimento infantil de crianças surdas
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230033Resumo
Este artigo discute a importância da literatura surda infantil, com foco especial em bebês e crianças surdas, destacando seu papel no incentivo ao hábito da leitura e no desenvolvimento da identidade surda. A literatura infantil, como se sabe, é uma poderosa ferramenta para apresentar o mundo à criança, estimular sua imaginação, emoções e promover significados. No entanto, existe uma carência de pesquisas sobre as estratégias adotadas por famílias de bebês surdos para a leitura de histórias. Neste trabalho, compartilhamos nossas experiências como pais surdos de duas crianças surdas, abordando as dificuldades e inquietações enfrentadas. Além disso, apresentamos como buscamos informações, elaboramos estratégias de leitura e as colocamos em prática. Acreditamos que o contato precoce dos bebês com a literatura surda é essencial para seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.