Importância da leitura no desenvolvimento infantil de crianças surdas

Autores

  • Fabiano Souto Rosa Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Francielle Cantarelli Martins
  • Antonielle Cantarelli Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230033

Resumo

Este artigo discute a importância da literatura surda infantil, com foco especial em bebês e crianças surdas, destacando seu papel no incentivo ao hábito da leitura e no desenvolvimento da identidade surda. A literatura infantil, como se sabe, é uma poderosa ferramenta para apresentar o mundo à criança, estimular sua imaginação, emoções e promover significados. No entanto, existe uma carência de pesquisas sobre as estratégias adotadas por famílias de bebês surdos para a leitura de histórias. Neste trabalho, compartilhamos nossas experiências como pais surdos de duas crianças surdas, abordando as dificuldades e inquietações enfrentadas. Além disso, apresentamos como buscamos informações, elaboramos estratégias de leitura e as colocamos em prática. Acreditamos que o contato precoce dos bebês com a literatura surda é essencial para seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo

Biografia do Autor

Fabiano Souto Rosa, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Educação e Professor e pesquisador do curso de Letras Libras / Literatura Surda da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Francielle Cantarelli Martins

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC). É professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas. Atua como professora do curso de Letras Libras/Literatura Surda.

Antonielle Cantarelli Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC). É professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas. Atua como professora do curso de Letras Libras/Literatura Surda.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

SOUTO ROSA, F.; MARTINS, F. C.; CANTARELLI MARTINS, A. Importância da leitura no desenvolvimento infantil de crianças surdas. Línguas & Letras, [S. l.], v. 25, n. 58, 2024. DOI: 10.5935/1981-4755.20230033. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34472. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

LETRAMENTO LITERÁRIO DO SURDO