A invisibilidade de Madalena Micaia
Eos do colonialismo em A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230043Resumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar o silenciamento cultural problematizado em A noite das mulheres cantoras (2011), romance da escritora Portuguesa Lídia Jorge, assim como os ecos do colonialismo ainda presentes quanto ao tratamento dos retornados a Portugal, mais especificamente da personagem Madalena Micaia. Para isso, nos valemos dos pressupostos de Homi Bhabha (1998), Michel Foucault (2004; 2008) e Jacques Derrida (1991) para tratarmos das questões dos entre-lugares culturais, biopoder e da noção de diferença. Por conseguinte, este estudo busca ressaltar a relevância de uma problematização crítica sobre o discurso colonial que sustenta a visada ocidental, além da repercussão social nas vidas deixadas para morrer e da importância de um pensamento que valorize as diferenças, impedindo que o ciclo de Madalenas Micaias se perpetue.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.