A invisibilidade de Madalena Micaia

Eos do colonialismo em A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge

Autores

  • Rony Márcio Cardoso Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cidade Universitária de Campo Grand
  • Liliane dos Santos Durães Rede pública Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS)
  • Carolina Jovanelli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230043

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar o silenciamento cultural problematizado em A noite das mulheres cantoras (2011), romance da escritora Portuguesa Lídia Jorge, assim como os ecos do colonialismo ainda presentes quanto ao tratamento dos retornados a Portugal, mais especificamente da personagem Madalena Micaia. Para isso, nos valemos dos pressupostos de Homi Bhabha (1998), Michel Foucault (2004; 2008) e Jacques Derrida (1991) para tratarmos das questões dos entre-lugares culturais, biopoder e da noção de diferença. Por conseguinte, este estudo busca ressaltar a relevância de uma problematização crítica sobre o discurso colonial que sustenta a visada ocidental, além da repercussão social nas vidas deixadas para morrer e da importância de um pensamento que valorize as diferenças, impedindo que o ciclo de Madalenas Micaias se perpetue.

Biografia do Autor

Rony Márcio Cardoso Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cidade Universitária de Campo Grand

[1] Professor dos Cursos de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cidade Universitária de Campo Grande. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras (Campus de Três Lagoas/UFMS) e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras (Unidade Universitária de Campo Grande/UEMS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa História da tradução no Brasil: tradução literária, crítica de tradução, perfil de tradutor (UnB) e do Grupo de Pesquisa SuDiC - Corpo, Sujeito e(m) Discursividades (político)midiáticas (UFMS). Membro Associado da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Liliane dos Santos Durães , Rede pública Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS), desde 2017. Atua nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Literatura, Técnicas de Redação, Leitura e interpretação. Atualmente, é mestranda do Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (Área de Concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Literatura e invenção: do local ao universal), campus Três Lagoas (CPTL), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisa a animalidade na literatura de Clarice Lispector, sob a orientação do Prof. Dr. Rony Marcio Cardoso Ferreira. Bolsista FUNDECT desde 12/2023.

Carolina Jovanelli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 Discente da graduação em Letras - Licenciatura-Português e Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, bolsista FUNDECT, com o plano de trabalho intitulado "A desconstrução nos trópicos: Jacques Derrida e a teoria da tradução no Brasil", sob orientação do Prof. Dr. Rony Márcio Cardoso Ferreira.

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

CARDOSO FERREIRA, R. M.; DOS SANTOS DURÃES , L.; JOVANELLI, C. A invisibilidade de Madalena Micaia: Eos do colonialismo em A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge. Línguas & Letras, [S. l.], v. 25, n. 59, 2024. DOI: 10.5935/1981-4755.20230043. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34564. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

ESCRITORAS IBERO-AMERICANAS: IDENTIDADES E MEMÓRIAS