A Videopoesia “Cheiro de Revolução”, de Juliana Ujakova

Reflexões Sobre o Potencial da Linguagem Artística na Pós-Modernidade e Aspectos Educacionais

Autores

  • Silvana Moreli Vicente Dias UNIFACVEST (SC) e Universidade Veiga de Almeida - UVA (RJ).

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230045

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a diversidade da linguagem pós-moderna, evidenciando a importância dos recursos tecnológicos para a potencialização da criatividade e para difusão de produções autorais híbridas, como é o caso dos gêneros discursivos digitais. Para subsidiar essa análise, foi escolhida a obra “Cheiro de Revolução”, uma videopoesia de Juliana Ujakova, divulgada no Instagram @ujakovica. Com base no aporte teórico oferecido por autores como Ferreira (2024), Jakobson (1969), Lévy (1999) e Santaella (2007; 2017), este artigo identifica e interpreta os signos verbais e não verbais presentes no videopoema, de modo que seja possível observar como a tradução intersemiótica da obra contribui para reconhecer a multiplicidade de signos existentes e como eles dialogam entre si, produzindo sentido e colaborando com o artista na expressão da sua arte. Por fim, reflete-se sobre a importância de desenvolver competências e habilidades para a leitura das produções criativas multissemióticas atuais (Coscareli; Ribeiro, 2014; Rojo; Moura, 2012). Desenvolver a competência comunicativa multimodal possibilitará a formação de leitores sensíveis, críticos e autônomos, que interajam com obras híbridas em uma perspectiva dialógica e protagonista e, consequentemente, constituam-se como receptores que estimulem, por sua vez, a expansão de experiências artísticas multissemióticas renovadas.

 

Biografia do Autor

Silvana Moreli Vicente Dias, UNIFACVEST (SC) e Universidade Veiga de Almeida - UVA (RJ).

Professora na UNIFACVEST (SC) e na Universidade Veiga de Almeida - UVA (RJ).

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

MORELI VICENTE DIAS, S. A Videopoesia “Cheiro de Revolução”, de Juliana Ujakova: Reflexões Sobre o Potencial da Linguagem Artística na Pós-Modernidade e Aspectos Educacionais. Línguas & Letras, [S. l.], v. 25, n. 59, 2024. DOI: 10.5935/1981-4755.20230045. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34566. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

ESCRITORAS IBERO-AMERICANAS: IDENTIDADES E MEMÓRIAS