A FICÇÃO DA FICÇÃO: DERRAMAMENTOS DE UM “EU” EM ROBERTO BOLAÑO
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i21.4063Palavras-chave:
Auto-ficção, Autobiografia, Literatura latino-americana contemporâneaResumo
Parte da obra do escritor chileno Roberto Bolaño, morto em 2003, parece estar articulada a partir de certas figurações do seu “eu”. Muitos contos e romances, sem contar os poemas, operam estratégias de ocultamento e revelação desse “eu” que parecem apontar a uma leitura desigual dos seus escritos, conforme a inscrição que o nome próprio faz. A partir dos contos “Detectives” (1997) e “Muerte de Ulises” (2007), do romance Los Detectives Salvajes (1998) e do livro de ensaios Entre paréntesis (2004), o artigo articula uma leitura que veja em paralelo as estratégias estéticas de Bolaño ao tratar da própria história pessoal. Trata-se de, através da assinatura Roberto Bolaño ou Arturo Belano, seu alter-ego, desvelar as consequências decorrentes da colocação do eu tanto nestes contos como em entrevistas e nos ensaios. A questão não é a verificação da ficção com a realidade, ou seja, determinar o que há de real no que o autor diz que é ficção, mas ler o efeito do real como estratégia, realizada através do efeito-autor. A escritura, assim, é vista como o veículo de construção de um “eu”, que leva ao derramamento instável de uma personalidade que conferimos a Roberto Bolaño, mas que nunca poderia ser ele.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.