O (DESEN)CANTO DO PÁSSARO: MEMÓRIA E TESTEMUNHO EM VERSOS DE CACASO
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i21.4183
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Palavras-chave:
Cacaso, 1970, poesia, testemunho, trauma, memória, dorResumo
O objetivo deste texto é percorrer alguns versos de Antônio Carlos Ferreira de Brito (Casaso) procurando demonstrar não apenas suas oscilações, mas também sua fundamental articulação com o momento de produção. A realidade excessiva, concebida como trauma, difícil de ser assimilada, é exposta em poemas cujas feridas dão testemunho da impossibilidade e, ao mesmo tempo, da necessidade de dizer. Dizer para, catarticamente, expulsar a dor e libertar a memória traumática. A resistência à lembrança e o enfrentamento da dor se alternam nesta poética, sugerindo a dificuldade de reconciliação. Alguns conceitos como trauma, memória e testemunho serão elucidados.Downloads
Publicado
24-11-2010
Como Citar
SOARES, D. R. O (DESEN)CANTO DO PÁSSARO: MEMÓRIA E TESTEMUNHO EM VERSOS DE CACASO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 21, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i21.4183. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4183. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.