POR UMA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM: ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino, Interação

Resumo


Este texto reflete sobre a concepção sociointeracionista da linguagem e, a partir disso, a pressupõe como base para encaminhamentos didático-metodológicos do ensino da língua e, na mesma medida, a relaciona às práticas sociais de uso, o que significa compreender as interações como fundamentais para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Para tanto, retoma um pouco o que disse Vygotsky sobre as relações de interação como favoráveis ao desenvolvimento da linguagem, já que são facultados à linguagem e às interações sociais a gênese e o desenvolvimento cognitivo. Pensamos a linguagem, sob o viés teórico, como fato histórico, resultado de ações coletivas que os homens desenvolvem, no processo de trabalho, ao longo de sua história.

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Publicado

08-08-2011

Como Citar

COSTA-HÜBES, T. da C. POR UMA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM: ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5486. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Linguagem e Ensino