GODOFREDO RANGEL E AUTRAN DOURADO: O ARTISTA E O APRENDIZ
Agências de fomento
Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Godofredo Rangel, Autran DouradoResumo
O nome de Godofredo Rangel tem se fixado na história da literatura brasileira principalmente como o eterno amigo e correspondente de Monteiro Lobato. Contudo, sua memória é reverenciada por escritores da cepa de Carlos Drummond de Andrade e Autran Dourado. Este, principalmente, em mais de uma ocasião declarou ter tido em Rangel um mestre da escrita, cujas orientações teriam sido fundamentais para o desenvolvimento de sua vocação literária. No romance Um artista aprendiz, de 1989, Dourado narra a trajetória de um escritor principiante, cujo encontro com a personalidade literária de Godofredo Rangel, ficcionalizada pelo autor na personagem Sílvio Sousa, é também decisivo. Este estudo consiste na comparação entre os depoimentos de Autran Dourado sobre Godofredo Rangel e a matéria ficcional do romance, buscando neles elementos para compreender o que Dourado e outros escritores consideraram como sendo um trabalho de maestria na arte literária.Downloads
Publicado
20-02-2013
Como Citar
SILVA, A. C. da. GODOFREDO RANGEL E AUTRAN DOURADO: O ARTISTA E O APRENDIZ. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 25, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6979. Acesso em: 29 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS COMPARADOS EM LITERATURA E CULTURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.