UM EXEMPLO DE COMO ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA(LE) E REFLETIR SOBRE O GOLPE DE 64

Autores

  • Camilla dos Santos Ferreira
Agências de fomento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo fazer algumas considerações acerca da utilização da charge na aula de língua estrangeira (LE), na tentativa de
mostrar que esse tipo de texto pode contribuir não só na aquisição na LE, mas também no estudo da cultura e da história tanto brasileiras quanto estrangeiras. A charge se caracteriza pela predominância do icônico sobre o verbal e é o fruto da necessidade do chargista de comentar algum aspecto da sociedade a que pertence. O humor possibilita a representação de conteúdos bastante complexos de maneira leve e agradável, levando o leitor a uma reflexão acerca do mundo em que vive. No entanto, a charge, quando empregada pelos professores, é normalmente subutilizada, pois seu uso costuma se restringir à exploração de características superficiais, situadas apenas no plano lingüístico, não abrangendo, portanto, seu principal objetivo: fazer uma crítica a alguma característica ou acontecimento da sociedade da qual emana. Propomos, através da análise de uma charge, uma sugestão de modelo de micro-projeto que, de acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), particularmente quando se referem à Interdisciplinaridade, aos Temas Transversais e à Pluralidade Cultural, busca dialogar com a Língua Portuguesa, a partir do estudo das relações polissêmicas, antonímicas, paronímicas e metonímicas existentes na charge, e com a História, ao abordar o período da ditadura militar e os acontecimentos de maio de 68 na França, procurando relacioná-los aos conteúdos representados no desenho. Nosso objetivo, contudo, não é o de apresentar uma proposta já pronta, mas sim o de contribuir na construção de outros projetos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERREIRA, C. dos S. UM EXEMPLO DE COMO ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA(LE) E REFLETIR SOBRE O GOLPE DE 64. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 129–143, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/785. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguagem, Literatura e Autoritarismo