O COTIDIANO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DA LEITURA NA BIBLIOTECA E. E. PRESIDENTE TANCREDO NEVES: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE DOURADOS - MS
Agências de fomento
Palavras-chave:
Práticas de leitura, Biblioteca da escola, Mediação.Resumo
Este artigo resulta do trabalho parcial da pesquisa “Representações de leituras literárias construídas a partir da história e da memória nas bibliotecas da comunidade escolar em Dourados-MS”[1]. Foi analisada a documentação dos projetos de leitura que fomentaram a criação e as atividades da biblioteca, quanto às práticas de leitura no cotidiano pedagógico em interface com a formação dos leitores em sua respectiva escola mantenedora. Os projetos de formação de leitura analisados foram “Projeto de Leitura Ensino Fundamental 1 ao 5 º Ano” e “Ensinando a Ler o Mundo”, desenvolvidos pela biblioteca da escola E.E. Presidente Tancredo Neve da rede estadual de ensino de Dourados-MS. Realizou-se a investigação também das condições existências das bibliotecas e os modos de leitura que elas oportunizaram por meio do acesso ao acervo literário e a partir de práticas sociais de incentivo a leitura, fomentadas entre a biblioteca e as salas de aula. Um acervo literário precisa ser somado às práticas de mediação da leitura na contribuição de uma efetiva formação de leitores em comunidades escolares por meio da presença e atuação da biblioteca escolar.Downloads
Publicado
03-02-2014
Como Citar
CARVALHO, M. F.; PINHEIRO, A. S. O COTIDIANO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DA LEITURA NA BIBLIOTECA E. E. PRESIDENTE TANCREDO NEVES: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE DOURADOS - MS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 28, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/8699. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA, ENSINO E PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.