A INGERÊNCIA DO ESTADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS: A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v6i11.881Resumo
Pode-se entender a disciplina Prática de Ensino como uma disciplina teórica, cujo professor apóia-se em estudos de textos na sala de aula, ou como uma disciplina que compreenda estágios na realidade escolar ou extra-escolar, envolvendo o fazer pedagógico e a organização do trabalho docente. O presente artigo objetiva refletir sobre como essa disciplina veio se configurando no curso de Pedagogia, tomando como exemplo os cursos ofertados pelas USP e UNIOESTE. Essa reflexão embasa-se em uma pesquisa de campo, envolvendo os depoimentos de pedagogos formados pela UNIOESTE, no período de 1998 a 2002, sobre o estágio na disciplina Prática de Ensino nas Séries Iniciais. A partir dessa reflexão, questiona-se a ingerência do Estado ao legislar sobre a Educação, em especial no que se refere à habilitação para as séries iniciais no curso de Pedagogia.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BROTTO, I. de O.; IÁCONO, J. P.; SZYMANSKI, M. L.; ROSSETTO, E. A INGERÊNCIA DO ESTADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS: A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 209–224, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v6i11.881. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/881. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos em Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.