LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ESCOLA RURAL

Autores

  • Jaqueline Cerezoli
  • Eliane Brenneisen

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i14.907

Resumo

Este artigo analisa como se desenvolvem as aulas de leitura em uma escola rural denominada Escola Municipal Parigot de Souza, localizada na comunidade de Jacutinga, a trinta quilômetros de Francisco Beltrão, no Estado do Paraná. A escolha de tal instituição escolar se deu devido a uma metodologia diferenciada - mantida juntamente com a comunidade - que consiste na participação efetiva da população local sobre os assuntos relacionados tanto ao seu cotidiano, quanto ao âmbito escolar, resultando na obtenção de temas pertencentes ao dia-a-dia das crianças, para serem estudados em sala de aula. Na realização da pesquisa de campo, utilizou-se de uma abordagem de cunho etnográfico em que o pesquisador, imerso no contexto a ser estudado, observa as cenas cotidianas da sala de aula e as relações que estabelecem os sujeitos dessa totalidade. O presente trabalho visa, com base nos estudos teóricos e nas análises do material coletado, estabelecer reflexões e problematizar aspectos da metodologia empregada quando inserida no contexto da sala de aula.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CEREZOLI, J.; BRENNEISEN, E. LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ESCOLA RURAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 107–128, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i14.907. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/907. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos