Antropofagia Oswaldiana: Fatura e Fratura na Crítica Literária Brasileira Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20220002Resumo
O pensamento antropofágico oswaldiano é fruto de um processo de escrita crítica e artística responsável por reelaborar o modo de ver e pensar a cultura brasileira. Esse processo se desenvolveu a partir da reelaboração e da revisão autofágica que Oswald fez dos próprios escritos, ainda assim, apesar de manter uma escrita ativa até os últimos anos de sua vida, a formulação sobre uma teoria antropofágica nunca foi publicada pelo autor. Foi a crítica posterior que, se valendo da escritura do autor, promoveu as formulações teóricas que viriam a retratar não somente a produção artística brasileira, mas todo um sistema cultural baseado na mobilidade e na transformação, ou melhor, na antropofagia cultural. Neste ensaio, nos propomos refletir sobre a prática intelectual crítica produzida no Brasil, motivada pelo pensamento antropofágico oswaldiano, cujo potencial dialógico e dialético tem sido recorrente na crítica literária e cultural em perspectiva decolonial.
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