Efeito de dosagens de fertilizante fosfatado na determinação de volume ótimo de produção de mudas de espécies florestais nativas

Autores

  • Isis Melo Dias
  • Íkaro Daniel de Carvalho Barreto
  • Robério Anastácio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13191
Agências de fomento
Fapitec

Palavras-chave:

Áreas degradadas, fertilização, produção de mudas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes dosagens de fertilizante fosfatado na determinação do volume ótimo de recipientes de produção, por meio do Índice de Qualidade de Dickson, de mudas de quatro espécies florestais nativas, em viveiro. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado. Os parâmetros mensurados foram altura total, diâmetro do coleto, massa seca de parte aérea e massa seca de raiz, 75 dias após a emergência para determinação do Índice de Qualidade de Dickson. Os dados foram representados por meio de média e desvio-padrão. Foi utilizado o teste de Welch e ANOVA para comparação de médias não pareadas. O nível de significância adotado foi de 5% e o software utilizado foi o SPSS for Windows versão 17. Diferentes concentrações de P2O5 indicaram que o recipiente ótimo para a produção de mudas das espécies foi o tubete de 120 cm3, promovendo os maiores Índices de Qualidade de Dickson.

Downloads

Publicado

08-12-2016

Como Citar

DIAS, I. M.; BARRETO, Íkaro D. de C.; FERREIRA, R. A. Efeito de dosagens de fertilizante fosfatado na determinação de volume ótimo de produção de mudas de espécies florestais nativas. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 471–475, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.13191. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13191. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos