Parasitas em hortaliças folhosas comercializadas em Montes Claros (MG)
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v18i3.20864Résumé
A alimentação saudável é importante para que o ser humano se mantenha em equilíbrio corporal, necessitando diariamente de nutrientes para o suprimento das atividades cotidianas. Dentre os componentes das dietas estão as hortaliças que são fontes nutricionais potenciais, devido a constituição das mesmas. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho identificar estruturas parasitárias encontradas nas hortaliças folhosas oriundas de supermercado, sacolão, mercado, feira agroecológica, feira livre e comercializadas em Montes Claros (MG). Foram analisadas 30 amostras de alface, rúcula e cebolinha-verde (hortaliças folhosas), configurando um delineamento inteiramente casualizado, contendo duas repetições, com parcelas distribuídas em arranjo fatorial 5 x 3 (5 locais de coleta x 3 hortaliças). Após a coleta das hortaliças, estas foram conduzidas ao laboratório de parasitologia e analisadas, de acordo com o método de sedimentação espontânea. Maior contaminação parasitária de Strongyloides stercoralis foi constatada na rúcula coletada na feira agroecológica.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.