REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Caroline Machado Cortelini Conceição
  • Ângela Maria Silveira Portelinha

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6326

Palavras-chave:

formação de professores - curso de Pedagogia - gestão escolar

Resumo

Este trabalho tem o propósito de apresentar resultados da pesquisa realizada com egressos do Curso de Pedagogia, com formação em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e sua atuação na gestão escolar. Destaca que a formação exigida para atuar na gestão escolar foi por uma longa data conferida ao curso de Pedagogia. Essa formação decorreu da reestruturação curricular do curso, a partir do parecer do CFE 252/69, que imprimiu as habilitações de administração, supervisão, orientação e inspeção escolar conferindo ao egresso o título de especialista em educação. Tal modelo foi alvo de inúmeras críticas por polarizar a formação do docente e do pedagogo e fragmentar o trabalho pedagógico. Tais críticas contribuíram para que o curso de Pedagogia assumisse a formação dos professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Em âmbito local os egressos dessa formação atuam na gestão escolar, isso sugere problematizar quais as implicações de uma formação, voltada ao magistério da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para a atuação na gestão escolar. Para tanto, focaliza as discussões sobre a construção de uma base comum nacional para a formação de professores e como estas direcionam a configuração do curso de Pedagogia. Assim, evidencia que os desdobramentos desse processo alteram o panorama do trabalho do pedagogo na escola, em especial nas escolas da rede estadual do Paraná, cujo cargo de professor pedagogo, é ocupado por concurso público pelo licenciado em Pedagogia.

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Publicado

19-10-2012

Como Citar

CONCEIÇÃO, C. M. C.; PORTELINHA, Ângela M. S. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6326. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6326. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor