ENTRE O CAOS E O COMPLEXO: CRÍTICA À CONFUSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE O USO PÓS-MODERNO DA CATEGORIA DE CAOS NA SOCIOLOGIA

Autores

  • Rodrigo Moreira Vieira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.13922
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pós modernidade, Caos, Dialética, Sociologia, Espistemologia.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma reflexão crítica acerca do modo como a categoria teórica de caos e suas supostas implicações como fragmentação e descontinuidade são apropriadas pelos seguintes autores pós-modernos: Michel Maffesoli, Egar Morin, Jean Baudrillard, François Lyotard e Jair Ferreira dos Santos. De maneira geral, o trabalho se concentrará na análise de três pontos utilizados pelo autores pós-modernos para sustentar a ideia de caos na sociedade ocidental atual: 1) a psicologização do social; 2) a transposição de teorias da física para a sociologia; 3) o como conteúdos semióticos são apropriados de modo afirmar  que o simbólico se tornou o elemento central na constituição do social em detrimento da materialidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Moreira Vieira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus de Marília. Mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -campus de Marília. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008).

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

VIEIRA, R. M. ENTRE O CAOS E O COMPLEXO: CRÍTICA À CONFUSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE O USO PÓS-MODERNO DA CATEGORIA DE CAOS NA SOCIOLOGIA. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 183–201, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.13922. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/13922. Acesso em: 19 abr. 2024.