FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.

Autores

  • Rosani Borba
  • Marcia Borin da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20820
Agências de fomento

Palavras-chave:

Unidades de conservação, Formação continuada, Educação ambiental.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo sobre o papel da formação
de professores para a inclusão da EA nas práticas pedagógicas
de professores do ensino fundamental, participantes
de um curso promovido pelo Parque Nacional do Iguaçu aos
municípios do seu entorno, no ano de 2015. O estudo se deu a
partir da participação nos 06 módulos do curso; de um questionário
de caracterização pessoal e de uma entrevista, pela
técnica do Grupo Focal. Com a sistematização dos dados, os
resultados mostraram que a formação inicial dos professores
é deficitária quanto à temática socioambiental. Embora na
região onde esses professores vivem existam instituições não
formais de ensino que ofereçam cursos de formação continuada
à professores em exercício, tais cursos não têm sido suficiente
para atender a maioria dos profissionais da educação. A EA
ainda não está integrada aos Projetos Político Pedagógicos das
escolas, sendo relegada a projetos e ações pontuais, fragmentados
e individualizados. Existe a falta de comprometimento
das prefeituras em relação à inclusão da EA, enquanto política
pública municipal de educação. Por fim, consideramos que os
cursos de formação continuada são de grande importância,
sendo estes o caminho mais curto para a inclusão da temática
ambiental à formação docente.

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Publicado

18-10-2018

Como Citar

BORBA, R.; BORIN DA CUNHA, M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 81–97, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i1.20820. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/20820. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos