FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20820Palabras clave:
Unidades de conservação, Formação continuada, Educação ambiental.Resumen
Neste artigo apresentamos um estudo sobre o papel da formação
de professores para a inclusão da EA nas práticas pedagógicas
de professores do ensino fundamental, participantes
de um curso promovido pelo Parque Nacional do Iguaçu aos
municípios do seu entorno, no ano de 2015. O estudo se deu a
partir da participação nos 06 módulos do curso; de um questionário
de caracterização pessoal e de uma entrevista, pela
técnica do Grupo Focal. Com a sistematização dos dados, os
resultados mostraram que a formação inicial dos professores
é deficitária quanto à temática socioambiental. Embora na
região onde esses professores vivem existam instituições não
formais de ensino que ofereçam cursos de formação continuada
à professores em exercício, tais cursos não têm sido suficiente
para atender a maioria dos profissionais da educação. A EA
ainda não está integrada aos Projetos Político Pedagógicos das
escolas, sendo relegada a projetos e ações pontuais, fragmentados
e individualizados. Existe a falta de comprometimento
das prefeituras em relação à inclusão da EA, enquanto política
pública municipal de educação. Por fim, consideramos que os
cursos de formação continuada são de grande importância,
sendo estes o caminho mais curto para a inclusão da temática
ambiental à formação docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.