FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20820Keywords:
Unidades de conservação, Formação continuada, Educação ambiental.Abstract
Neste artigo apresentamos um estudo sobre o papel da formação
de professores para a inclusão da EA nas práticas pedagógicas
de professores do ensino fundamental, participantes
de um curso promovido pelo Parque Nacional do Iguaçu aos
municípios do seu entorno, no ano de 2015. O estudo se deu a
partir da participação nos 06 módulos do curso; de um questionário
de caracterização pessoal e de uma entrevista, pela
técnica do Grupo Focal. Com a sistematização dos dados, os
resultados mostraram que a formação inicial dos professores
é deficitária quanto à temática socioambiental. Embora na
região onde esses professores vivem existam instituições não
formais de ensino que ofereçam cursos de formação continuada
à professores em exercício, tais cursos não têm sido suficiente
para atender a maioria dos profissionais da educação. A EA
ainda não está integrada aos Projetos Político Pedagógicos das
escolas, sendo relegada a projetos e ações pontuais, fragmentados
e individualizados. Existe a falta de comprometimento
das prefeituras em relação à inclusão da EA, enquanto política
pública municipal de educação. Por fim, consideramos que os
cursos de formação continuada são de grande importância,
sendo estes o caminho mais curto para a inclusão da temática
ambiental à formação docente.
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