A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA DIANTE DAS INVERDADES DO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Victor Pereira de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25388
Agências de fomento

Resumo

A busca por uma educação que seja verdadeiramente democrática, e que apresente características libertárias e emancipatórias, é rodeada de obstáculos que precisam ser superados. Retrocessos e descaminhos encontram-se nas fronteiras da consolidação do direito à educação. Assim, por meio de sólida pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo desmistificar o Escola Sem Partido em relação às suas especificidades que propõem uma educação neutra e apolítica. Ainda, busca-se refletir sobre o conceito democrático da educação em patamares de justiça social e igualdade de direitos, pensando na educação como ferramenta principal de mobilidade social.

Biografia do Autor

Victor Pereira de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Especialista em Antropologia (UCAM) e em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Geografia (UERJ) e em Ciências Sociais (UNICSUL) e graduando em Pedagogia (UNIRIO). É, também, professor da Educação Básica no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

07-12-2020

Como Citar

SOUSA, V. P. de. A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA DIANTE DAS INVERDADES DO ESCOLA SEM PARTIDO. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 164–181, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.25388. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25388. Acesso em: 26 abr. 2024.