A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA DIANTE DAS INVERDADES DO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores/as

  • Victor Pereira de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25388
Agencias de apoyo

Resumen

A busca por uma educação que seja verdadeiramente democrática, e que apresente características libertárias e emancipatórias, é rodeada de obstáculos que precisam ser superados. Retrocessos e descaminhos encontram-se nas fronteiras da consolidação do direito à educação. Assim, por meio de sólida pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo desmistificar o Escola Sem Partido em relação às suas especificidades que propõem uma educação neutra e apolítica. Ainda, busca-se refletir sobre o conceito democrático da educação em patamares de justiça social e igualdade de direitos, pensando na educação como ferramenta principal de mobilidade social.

Biografía del autor/a

Victor Pereira de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Especialista em Antropologia (UCAM) e em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Geografia (UERJ) e em Ciências Sociais (UNICSUL) e graduando em Pedagogia (UNIRIO). É, também, professor da Educação Básica no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio.

Publicado

07-12-2020

Cómo citar

SOUSA, V. P. de. A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA DIANTE DAS INVERDADES DO ESCOLA SEM PARTIDO. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 164–181, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.25388. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25388. Acesso em: 17 jul. 2024.