International Journal of Environmental Resilience Research and Science

O periódico é resultado de uma rede internacional com a adesão de 75 pesquisadores oriundos de 45 instituições do Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, Chile, Guatemala e Bolívia. Esta revista é uma parceria da University of York (UY-UK) com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres (CEPED-Unioeste), tendo o apoio da University of Leeds (UK). O projeto pretende ser um espaço de divulgação de pesquisas acadêmicas que propiciem uma leitura frutífera e instigante para buscar o diálogo entre diferentes instituições, colocando em pauta discussões trans e interdisciplinares das condições necessárias para fortalecer uma cidadania ambiental participativa e inclusiva, que alcance a todos os segmentos sociais da América Latina e também da comunidade global, trazendo em sua tessitura os princípios para a igualdade, a paz, a vida e um futuro com esperança.


Imagem para capa da revista

Sistema de Publicação: ahead of print

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Assinaturas: Nosso periódico é de Acesso Aberto (Open Access), permitindo que o usuário também tenha acesso livre e gratuito a todos os artigos já publicados. 

Taxas: O periódico não cobra taxas para o envio, nem taxas para a publicação de seus artigos.

Licença: Direitos Autorais são distribuidos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0).

Avaliação: Temos um sistema de avaliação de revisão cega (blind) por pares (peer review).

Publicação: Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica (Ahead of Print).

Notícias

 

NORMAS PUBLICAÇÃO/ Diretrizes para Autores

 
Especial: Estamos organizando em parceria o II Workshop da Rede Internacional de Pesquisa em Resiliência ao Clima - RIPEDRC, dias 13 a 15 de dezembro de 2020, ONLINE.
Os trabalhos submetidos e aprovados serão valiados e poderão ser publicados nesta revista. Para isso os autores precisam se inscrever no evento no site: 
 

Se inscrever - Workshop: https://midas.unioeste.br/sgev/#/inscricoes

CARGA HORÁRIA: os participantes inscritos terão direito à certificação de 40h. Conta desde o dia 19/11/2020 para os inscritos. Haverá link para registro das presenças.

Podem apresentar até 02 trabalhos como autor principal.

BRINDE: Cada participante inscrito receberá de presente um E-Book, com o tema do evento, para subsidiar as discussões e trabalhos na Rede RIPEDRC.

Em cada trabalho deverá indicar o Eixo Temático conforme Template: 

Podem ser enviados ARTIGOS CIENTÍFICOS E RESULTADOS DE PESQUISA, CASES EXITOSOS e RELATOS DE EXPERIÊNCIAS de projetos já desenvolvidos com resultados comprovados. 
 
https://drive.google.com/file/d/18hfApjBKzITZUOsWiMfKAKOQ31RTguQl/view?usp=sharing
 

Template da apresentação:  https://drive.google.com/file/d/121EN8tCjOPyhhoK25_VoxdzRvAP3uTgo/view?usp=sharing

 

EIXOS TEMÁTICOS / GRUPOS TEMÁTICOS 

Coordenação geral: Drª Irene Carniatto –UNIOESTE/BR; Dr. Gustavo Biasoli Alves –UNIOESTE/BR; Drª Rosilene Luciana Delariva –UNIOESTE/BR; Doutoranda Nutri Jaciara Reis Nogueira–UNIOESTE/BR; Doutorando Eng. Vinicius Mattia –UNIOESTE/BR 

  • GT 01 - CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA A SUSTENTABILIDADE (Educação Ambiental formal e não formal; Educomunicação, Universidades Sustentáveis; ambientação curricular, e outros)
  • GT 02 - MEIO AMBIENTE, ÁGUA, FLORESTAS E ÁREAS VERDES - (Recursos hídricos, áreas Verdes, Resíduos e poluição ambiental e outros);
  • GT 03 – DESENVOLVIMENTO, CIDADES INTELIGENTES, SUSTENTÁVEIS E RESILIÊNCIA URBANA - (Governança ambiental e para Sustentabilidade, planejamento urbano sustentável, ODS em abordagens complexas)
  • GT 04 – POLÍTICAS DE PROTEÇÃO, DESASTRES NATURAIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS – (Políticas de Defesa Civil; Eventos extremos; Emergência Climática e vulnerabilidades socioambientais; Variabilidade e mudanças climáticas e seus efeitos);
  • GT 05 - TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS MODELAGEM CLIMÁTICA E GEOTECNOLOGIAS - (Monitoramento, modelagens e suas aplicações, seus impactos no clima, no meio ambiente e perspectivas futuras); 
  • GT 06 - SUSTENTABILIDADE RURAL - (Agricultura, agrofloresta, PRONAF, ATER);
  • GT 07 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (PNAE, PAA e alimentação escolar); 
  • GT 08 – SAÚDE, MEIO AMBIENTE, PANDEMIA DA COVID 19 E SUAS CONSEQUÊNCIAS
  • GT 09 - INOVAÇÃO E SOCIEDADE - (economia de baixo carbono, mobilidade urbana, economia compartilhada, tecnologias limpas e renováveis; métricas sustentáveis, economia circular, transição energética...)
  • GT 10 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL - (eco-inovação e ecodesign; patentes ambientais; eficiência energética; transição socio técnica; Empreendedorismo de impacto; Terceiro Setor).
  • GT 11 - EMPREENDEDORISMO SOCIAL E GESTÃO AMBIENTAL - (novos negócios que envolvem responsabilidade social, gestão de novos negócios sociais e ações de empreendedorismo sustentável); Desempenho Social Corporativo (CSP); Responsabilidade Social Corporativa (RSC); Contabilidade para a sustentabilidade; Resiliência Financeira e a contabilidade para usuários internos e externos).

A revista tem fluxo contínuo com periodicidade semestral.
Serão aceitos artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.
 
Publicado: 2020-09-24 Mais...
 
Outras notícias...

v. 2, n. 2 (2020)


Capa da revista