Lygia Bojunga e Bartolomeu Campos de Queirós: uma literatura infantojuvenil dialogando com Lobato
Palavras-chave:
Literatura infantojuvenil, Lygia Bojunga, Bartolomeu Campos de Queirós.Resumo
O estudo parte da análise do diálogo estabelecido entre os discursos dos autores Bartolomeu Campos de Queirós e Lygia Bojunga com Monteiro Lobato em suas obras. Para essa análise tomamos como corpus as obras Vermelho amargo (2011) e Por parte de pai (1995), do Bartolomeu; e da Lygia, O abraço (2010) e Sapato de salto (2006) e, com exemplos dessas narrativas, pretendemos mostrar as intertextualidades nas obras de Lygia e Bartolomeu, com destaque para o talento deles em singularizar suas obras. Esses autores se destacam no cenário da literatura infantojuvenil brasileira e possuem grandiosa habilidade em equilibrar a realidade e o imaginário, em suas obras, ou seja, narram ficções que proporcionam às crianças um espaço com situações e fatos do cotidiano, mas com liberdade de imaginação. Observa-se nesses autores a afirmação do discurso de Lobato de preocupação com a educação das crianças, mas sem prezar pelos saberes “inteiros” e “derradeiros” e por uma representação utópica da vida.
Referências
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. (V. N. Honesko, Trad.) Chapecó, SC: Argos, 2009.
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. (C. Cacciacarro, Trad.) São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
ARIÉS, P. A história da morte no ocidente - da Idade Média aos nosso dias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves EDITORA S.A, 1977.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: 16ª edição, Cultrix, 2005.
BAKTHIN, M. O discurso de outrem. In: Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1996.
BOJUNGA, L. Sapato de salto. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2006.
BOJUNGA, L.. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2010.
DELEUZE, G. A literatura e a vida. In: A literatura e a vida. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br. Acesso em 21/07/2017.
EAGLETON, T. Teoria literária: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: Ensaios. São Paulo: Art Editora, 1989.
FOUCAUL, M. A grande estrangeira: sobre literatura. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
NESTROVSKI, A. Influência. In: JOBIM, José Luís. (Org.) Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
PETIT, M. A simbolização e a narrativa: poderes e limites. Em A arte de ler: ou como resistir à adversidade (A. B. Boldrini., Trad.). São Paulo: Editora 34, 2009.
QUEIRÓS, B. C. Por parte de pai. Belo Horizonte: RHJ, 1995.
QUEIRÓS, B. C. Vermelho amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
TOURNIER, M. Existe uma literatura infantil? Imaginaria, s.n., 2003.
WANDERLEY, J. Literatura. Em J. L. JOBIM, Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
WELLEK, R. A crise da literatura comparada. In: COUTINHO, Eduardo F. e CARVALHAL, Tânia Franco (Org.) Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.