Linguística e Semiótica Contemporâneas: A Relação Entre Hjelmslev e Zilberberg

Autores

Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

semiótica, linguística contemporânea, tensividade, Hjelmslev, Zilberberg

Resumo

Tivemos como objetivo compreender o papel da teoria hjelmsleviana na concepção da tensividade, uma vertente atual da semiótica discursiva, proposta por Claude Zilberberg. Para isso, retomamos algumas das ideias apresentadas pelo mestre dinamarquês que foram cruciais para o desenvolvimento da teoria do semioticista francês nessas últimas três décadas. Nesse movimento da volta, partimos do modelo de silabação, proposto no CLG, a partir dos cursos ministrados por Saussure, até chegar nas contribuições de Hjelmslev, as quais abriram caminho para os estudos da foria e da tensividade. O corpus consiste nas principais obras de cada um dos teóricos, entre elas Le langage (1966), Ensaios Linguísticos (1991), Prolegômenos (1953), de Hjelmslev, e também Razão e Poética do sentido (1988), Des formes de vie aux valeurs (2011) e La structure tensive (2012), escritas por Zilberberg. Do linguista dinamarquês, Zilberberg aproveita os pares intenso vs. extenso e instensivo vs. extensivo, o que lhe permite compreender a tensividade como o lugar de encontro entre uma intensidade e uma extensidade, pressuposto central no desenvolvimento de sua teoria. Outro princípio hjelmsleviano tomado emprestado por Zilberberg é o da processualidade, necessário para se possa compreender a continuidade e a gradação das grandezas no campo de presença. Em nossa análise, ficou evidente que há uma relação entre Hjelmslev e Zilberberg, pois essa vertente da semiótica atual continua a revisitar os escritos do linguista da glossemática.

 

http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20170024

Biografia do Autor

Letícia Moraes Lima, Departamento de Linguística - USP

Doutoranda no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP). Membro do grupo oficialmente certificado "Semiótica: modelos teóricos e descritivos" (USP) do Diretório Nacional do CNPq.  Sua tese de doutoramento tem por título "A noção do texto na semiótica" e discute o texto, a textualidade e os limítes textuais na semiótica e em suas áreas vizinhas das ciências humanas.

Referências

HJELMSLEV, Louis. Le langage. Paris: Minuit, 1966.

_________________. La catégorie des cas. Munique: Wilhelm Fink Verlag, 1972.

_________________. Ensaios linguísticos. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Perspectiva, 1991.

_________________. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Trad. J. Texeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 2013 [1953].

FONTANILLE, Jacques. & ZILBERBERG, Claude. Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Humanitas, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993.

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo: Annablume, 1997.

ZILBERBERG, Claude. Razão e Poética do Sentido. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: EDUSP, 2006.

_________________. Louvando o acontecimento. Revista Galáxia, São Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

_________________. Des formes de vie aux valeurs. Paris: Puf, 2011.

_________________. La structure tensive. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2012.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

MORAES LIMA, L. Linguística e Semiótica Contemporâneas: A Relação Entre Hjelmslev e Zilberberg. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 41, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170024, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/18021. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS