História da Literatura Infanto-Juvenil e a Influência Digital: da Criação da Infância ao Desenvolvimento do Livro Interativo

Autores

  • Lis Yana de Lima Martinez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Caroline Navarrina de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil, infância, intermidialidade, livro interativo.

Resumo

 A literatura infanto-juvenil surgiu com a criação da ideia de infância. Hoje, ela se apresenta a partir de adaptações de obras literárias em livros interativos fazendo-se valer de ferramentas e suportes tecnológicos atuais. Neste artigo, propomos uma retomada à história da literatura infanto-juvenil – a partir de autores como Zilberman (1985;1987) e Ariés (1985) –  e uma análise de seu diálogo contemporâneo com as novas mídias digitais – a partir de autores como Bolter & Grusin (2000). Para tanto, discorreremos desde a criação da infância até a criação do livro interativo, perpassando a questão da literatura como mídia e seu dialogo intermidiático com novas tecnologias.

Biografia do Autor

Lis Yana de Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos de Literatura pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras UFRGS. Atua na área de Teoria, Crítica e Comparatismo tendo sua pesquisa voltada aos estudos Intemidiáticos, Intertextuais e Interdisciplinares. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Caroline Navarrina de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Estudos de Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

MARTINEZ, L. Y. de L.; DE MOURA, C. N. História da Literatura Infanto-Juvenil e a Influência Digital: da Criação da Infância ao Desenvolvimento do Livro Interativo. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 47, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/22474. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERFACES