Por Práticas Compartilhadas de Aprender e Ensinar Com as Crianças. Diálogos com Bakhtin e o Círculo

Autores

  • Vanessa França Simas Secretaria Municipal de Educação de Campinas https://orcid.org/0000-0002-4250-3277
  • Liana Arrais Serodio Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP
  • Patrícia Yumi Fujisawa Secretaria Municipal de Educação de Louveira
Agências de fomento

Palavras-chave:

prática de ensino, escuta, compreensão

Resumo

Propomos, neste texto, refletir sobre o ensinar e o aprender no contexto escolar como atos que se constroem com as crianças e não para as crianças. Para isso, optamos por pensar no tema a partir das relações com turmas que estavam em processo de alfabetização, em primeiros anos do Ensino Fundamental. Faremos essa discussão a partir da perspectiva Bakhtiniana, através das materialidades produzidas pelas turmas em aula e mediadas por professoras de escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Percebemos que quando o contexto extraverbal foi compartilhado, pois o que as crianças levaram para a escola foi considerado nas propostas desenvolvidas pelas turmas, as crianças pareceram se envolver mais e o ensinar e o aprender passaram a ser compartilhados por elas e as professoras, deixando de ser atos mecânicos para se constituírem como atos singulares. Defendemos, assim, a necessidade de uma escuta responsiva da vida e das culturas produzidas pelas educandas e pelos educandos, de modo a possibilitar a construção de funções e sentidos compartilhados e jeitos de pensar e fazer a leitura e a escrita em contextos reais. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

BAKHTIN, Mikhail. Arte e Responsabilidade. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GERALDI, João Wanderley. Ancoragens - Estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

PINO, Angel. As marcas do humano – Às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2005.

PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

PONZIO, Augusto. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro & João editores, 2010b. pp. 9-38.

PONZIO, Augusto. Apresentação. In: BAKHTIN, Mikhail. O homem ao espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

VOLOCHÍNOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia - Introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV. Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

SIMAS, V. F.; SERODIO, L. A.; FUJISAWA, P. Y. Por Práticas Compartilhadas de Aprender e Ensinar Com as Crianças. Diálogos com Bakhtin e o Círculo. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200022, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24393. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE