CERTIFICAÇÃO E GESTÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Eneida Oto Shiroma
  • Mara Cristina Schneider

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v7i13.2483
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Certificação, Professores, Trabalho docente, Gestão educacional.

Resumo

Este artigo discute a proposta de certificação de professores incorporada em vários documentos nacionais e recomendada pelo Banco Mundial aos países da América Latina como uma estratégia fundamental para a melhoria da qualidade da educação. Indagamos: por que se prioriza a certificação em detrimento de melhores condições de trabalho, salário e carreira? Enquanto os argumentos em defesa da certificação apóiam-se na noção de qualidade, este trabalho discute a certificação a partir de outro ponto de vista. Focamos as implicações sobre os professores e o trabalho docente, buscando analisar as contradições dessa política. Quais os impactos que a política de certificação exerce sobre os professores e a categoria. Nossa hipótese é que a certificação, atrelada às políticas de avaliação e gratificação por desempenho, implementa salários individualizados, segmenta a categoria docente e institui novas formas de regulação da educação na América Latina.

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Publicado

03-11-2009

Como Citar

SHIROMA, E. O.; SCHNEIDER, M. C. CERTIFICAÇÃO E GESTÃO DE PROFESSORES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 39–48, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v7i13.2483. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina