Anúncios

Neste espaço estão disponíveis informações relacionadas à edição da revista.
  • CHAMADA PARA DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS

    21-05-2024

    Considerando que os sistemas de avaliações da América Latina vêm se constituindo ao longo de 30 anos, o objetivo desse dossiê é de atualizar o debate sobre relação entre avaliação e qualidade da aprendizagem a partir das orientações dos organismo internacionais para países da América Latina. Para tanto, aguardam-se trabalhos que contemplem as seguintes dimensões analíticas: papel dos organismos internacionais e as relações com Estado Avaliador e com as reformas educacionais em curso; análises históricas das orientações dos organismos internacionais, ao longo dos 30 anos, no que se refere a avaliação, qualidade e aprendizagem; discussões conceituais sobre avaliação, qualidade e aprendizagem no contexto das políticas educacionais latino-americanas; análises dos efeitos da politica de avaliação na gestão escolar, na formação de professores, no currículo e no financiamento da educação básica no contexto dos países da América Latina.

     

    Organizadoras e Organizador:

    Simone Sandri – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Brasil

    Ireni Figueiredo – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Brasil

    Gisele Real – Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD - Brasil

    Henry Alarcón Diaz – Univerdidad Nacional de Educación – UNE - Peru

     

    Prazo para submissão: 20 de outubro de 2024

    Publicação: dezembro de 2024

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS
  • CHAMADA PARA DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

    13-03-2024

    O Dossiê “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior” visa reunir trabalhos, nacionais e internacionais, sobre formação de professores e educadores com foco na humanização das relações e na inclusão.
    O desenvolvimento profissional docente e do educador dá-se pela formação inicial e continuada, a partir de conhecimentos teórico-práticos, de aprendizagens didático-pedagógicas e de vivências e experiências no lócus da profissão. Portanto, no contexto educacional é fundamental o diálogo interativo e reflexivo sobre conhecimentos, experiências e saberes para lidar com a complexidade das relações humanas e os desafios profissionais da contemporaneidade.
    Dessa forma, pretende-se que o Dossiê “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior” reúna uma diversidade de enfoques, contemplando problemáticas pertinentes às discussões sobre o tema, podendo abordar os seguintes aspectos: (1) formação inicial e continuada; (2) inclusão no contexto educacional; (3) educação popular; (4) educação emocional; (5) ética profissional; (6) políticas.
    A organização do Dossiê é resultado das atividades Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidad Nacional de Misiones (UNaM-Argentina) e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa). As organizadoras são integrantes dos grupos de pesquisa.
    A proposta inicial do Dossiê reúne os trabalhos desenvolvidos pelo GRUPEPU e GRUPEE apresentados no “IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior”. Além destes, abre-se chamada pública para outros trabalhos pertinentes à temática.
    Organizadoras:

    Claudia Gallert – Mestre em Educação/Pedagoga no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Cascavel
    Eloá Soares Dutra Kastelic – Doutora em Letras Linguística/Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Ana Paula Viana Caetano – Doutora em Ciências da Educação/Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
    Carla Verónica Duarte – Especialista em Docência Universitária/Professora na Universidade Nacional de Missiones/Argentina (UNaM)

    Prazo para submissões: 31 de maio de 2024
    Publicação: agosto de 2024

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior