Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou carreira docente
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18607Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio. Formação de professores. Carreira docente.Resumo
o presente artigo tem por objetivo relacionar o conteúdo da reforma do Ensino Médio com as projeções e tendências para a formação e carreira docente daqueles que atuarão nele durante a vigência dessa reformulação. Para a realização do estudo, elencamos três pontos da reforma que apresentam possibilidades de impacto: o currículo, a concepção de formação humana e as formas de organização do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo da Lei nº 13.415, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96 e reforma o Ensino Médio. O estudo teve como apoio teórico autores que pesquisam sobre Ensino Médio e formação de professores. No decorrer da análise, identificamos algumas marcas históricas do Ensino Médio, estabelecemos relações com a atual reforma, a fim de demonstrar que sua concepção e estrutura não são novas, e relacionamos as diferentes possibilidades de organização do Ensino Médio, a partir do conteúdo da Lei, com projeções para a formação e carreira docente. Os resultados obtidos foram os seguintes: a redução de disciplinas e de carga horária no currículo conterá demandas para a Educação Superior; aumentará a oferta do Ensino Médio a distância (na forma de parcerias público-privadas); acarretará uma diminuição da oferta pública; e o reconhecimento de experiências e práticas dos alunos como possibilidade formativa no Ensino Médio apresentará tendências de diminuir a contratação e a oferta de cursos de licenciaturas.Referências
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