ILHAS, NAÇÃO E MEMÓRIA. MALVINAS NO SISTEMA EDUCATIVO ARGENTINO (2003-2012)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11478Resumo
A presente investigação está inscrita na área do conhecimento vinculada com a aprendizagem de um passado recente e se ocupa especificamente do modo que a questão Malvinas é trabalhada no interior do sistema educativo argentino. O histórico clamor por soberania, a retórica nacionalista, o terrorismo de Estado, as lembranças da guerra e a derrota impactam hoje em diferentes setores da sociedade argentina, na produção de discursos e nos imaginários simbólicos que se põem em jogo para a sua elaboração. O estudo focaliza tanto o discurso educativo oficial como as representações que circulam nas salas de aulas sobre este assunto, entendendo a escola como um espaço privilegiado para refletir, a partir de um ponto de vista sociológico, sobre a materialização daqueles sentidos. Para isso, se analisam os materiais didático-nacionais e bonaerenses referentes ao tema e produzidos no período 2003-2012 e no período 2003-2012 e os trabalhos escolares resultantes da proposta educativa "Malvinas em um minuto" dirigida pela Direção Geral de Cultura e Educação da Província de Buenos Aires no ano 2012.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MONTEQUÍN, M. B. ILHAS, NAÇÃO E MEMÓRIA. MALVINAS NO SISTEMA EDUCATIVO ARGENTINO (2003-2012). Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11478. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11478. Acesso em: 2 mar. 2025.
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Artigos e Ensaios
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