A ESCOLA EM SOROCABA NO PERÍODO DO IMPÉRIO.
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11691Palavras-chave:
Educação escolar. Educação – Sorocaba (SP). Instituições EscolaresResumo
Este trabalho procura investigar como ocorreu, historicamente, a formação e a institucionalização do processo de educação escolar de Sorocaba durante o Império, destacando a década de 1880. Este é um período de transição do sistema agrário-comercial para o urbano-industrial, quando ocorre o início da industrialização em Sorocaba, o aumento da imigração e o crescimento da população urbana. No trabalho são apresentados alguns dos resultados obtidos na pesquisa, como, por exemplo, uma maior valorização da escola por parte da população, o pouco envolvimento da Província de São Paulo no atendimento da população em idade escolar e o poder público municipal atuando, de modo suplementar, no segmento da educação escolar não atendido pelo poder público da Província.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BOSCHETTI, V. R.; SANDANO, W. A ESCOLA EM SOROCABA NO PERÍODO DO IMPÉRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11691. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11691. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
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