EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Roberta Pasqualli
  • Glaucio Fontana
  • Marie Jane Soares Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.11752

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação Integral em Tempo Integral, Tecnologias Digitais.

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto partem do princípio de que, por meio de ações interdisciplinares com a utilização das tecnologias digitais, o processo de ensino-aprendizagem na educação integral em tempo integral pode ser avivado. Defende-se a interdisciplinaridade como articuladora de práticas pedagógicas capazes de romper com a proposta apresentada pelo mundo contemporâneo, ditado especialmente pela pulverização de conhecimentos que se transformam rapidamente e se fragmentam em áreas isoladas, fruto do racionalismo da era moderna. Avista o direito por uma educação de outros tempos e novos espaços, materializados por práticas pedagógicas que permitem um reinventar da escola, ressignificando tanto o seu lugar como o seu tempo, aproximando os educadores, estudantes, familiares e a sociedade em geral. Tem como objetivo principal desafiar o leitor para a reflexão sobre a educação, especialmente no que se refere à educação integral em tempo integral e a sinalização de possibilidades de ações interdisciplinares oriundas da articulação dos conteúdos educacionais formais com as tecnologias digitais. Sendo assim, percebe como essencial considerar, para a compreensão da complexidade do homem, o diálogo entre os vários conhecimentos. Tem-se como premissa que a utilização de tecnologias digitais pode contribuir para a construção de práticas inovadoras para uma educação de tempos e espaços diferenciados, uma vez que a tomada de significados e a própria ressignificação de conceitos tende a acontecer de forma facilitada quando se é partícipe do processo de aprendizagem. Em diálogo com o que de mais atual acontece na educação brasileira, defende o resgate do sentido de ensinar e aprender em espaços e tempos capazes de formar sujeitos que construam significados para intervir sobre a sua comunidade, sua cidade e sobre o mundo desejado para si e para os outros. 

Downloads

Publicado

29-11-2016

Como Citar

PASQUALLI, R.; FONTANA, G.; SOARES CARVALHO, M. J. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.11752. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11752. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES