PÚBLICO E PRIVADO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Jeronimo Jorge Cavalcante Silva
  • Adenir Carvalho Rodrigues
  • Camila Costa de Carvalho
  • Carlos Lima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13168

Palavras-chave:

Público, Privado, Gestão da Educação Brasileira.

Resumo

Vivemos um novo mundo, com novos paradigmas. Em que a Sociedade do Conhecimento, com sua extraordinária dinâmica, flexibilidade e mudança constante, exige da gestão das organizações públicas e privadas novas competências e habilidades diante da nova ordem política, econômica, social e cultural da humanidade. A noção de gestão educativa é imprescindível para que as escolas possam acompanhar adequadamente as mudanças e as exigências da sociedade. Este artigo é uma reflexão teórica sobre a compreensão do público e do privado na gestão da educação brasileira, verificando que a descentralização da gestão educativa na realidade é uma transferência das responsabilidades do estado para a sociedade, reduzindo suas obrigações e seus gastos públicos. Não se consolidando, assim, um verdadeiro projeto democrático para a educação.

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Publicado

12-01-2016

Como Citar

SILVA, J. J. C.; RODRIGUES, A. C.; CARVALHO, C. C. de; FERREIRA, C. L. PÚBLICO E PRIVADO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13168. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13168. Acesso em: 29 mar. 2024.