A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

Autores

  • Josenilson Viana Guedes
  • Gislaine Felix de Oliveira
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15077

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Violência, Escola.

Resumo


Este texto analisa as possibilidades da construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a sociedade para enfrentar a violência na escola. Dessa forma, a nossa problemática é tentar investigar como o projeto político pedagógico pode se tornar um potente articulador no desenvolvimento de políticas de prevenção à violência escolar, partindo do pressuposto de que é necessário dar visibilidade no PPP às questões da violência escolar e suas formas de enfrentamento. Para construção do texto, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica. Como resultados preliminares podemos apontar que as questões que envolvem o PPP devem ser sempre pensadas como fundamentais no fortalecimento do papel da educação, devendo este ser construído através de movimentos e articulações democráticas com a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar.

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Publicado

19-03-2017

Como Citar

GUEDES, J. V.; DE OLIVEIRA, G. F.; CASTRO, A. M. D. A. A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15077. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15077. Acesso em: 28 jan. 2022.